Acessibilidade

Uma breve visão geral dos recursos e limitações do Bootstrap para a criação de conteúdo acessível.

O Bootstrap fornece um framework fácil de usar, com estilos prontos, ferramentas de layout e componentes interativos, permitindo que os desenvolvedores criem sites e aplicações que sejam visualmente atraentes, ricas em funcionalidades e de rápido acesso.

Visão geral e limitações

A acessibilidade no geral de qualquer projeto criado com o Bootstrap depende, em grande parte, da marcação do autor, do estilo adicional e do script que eles incluíram. No entanto, desde que estes tenham sido implementados corretamente, deve ser perfeitamente possível criar sites e aplicativos com Bootstrap que preencham as normas e requisitos de acessibilidade da WCAG 2.0 (A/AA/AAA), Seção 508 e semelhantes.

Marcação estrutural

O estilo e o layout do Bootstrap podem ser aplicados a uma ampla variedade de estruturas de marcações. Esta documentação tem como objetivo fornecer aos desenvolvedores os melhores exemplos e práticas para demonstrar o uso do próprio Bootstrap e ilustrar a marcação semântica apropriada, incluindo maneiras pelas quais possíveis preocupações de acessibilidade podem ser evitadas.

Componentes interativos

Os componentes interativos do Bootstrap, como modais, menus suspensos e dicas de ferramentas personalizadas, são projetados para funcionar com touch-pad, mouse e teclado. Por meio do uso de funções e atributos relevantes do WAI-ARIA, esses componentes também devem ser compreensíveis e operáveis usando tecnologias assistivas (como leitores de tela).

Como os componentes do Bootstrap são propositadamente projetados para serem bastante genéricos, os autores podem precisar incluir mais regras e atributos do ARIA, bem como o comportamento do JavaScript, para transmitir com mais precisão a natureza e funcionalidade precisas de seus componentes. Isso geralmente é observado na documentação.

Contraste de cor

A maioria das cores que atualmente compõem a paleta padrão do Bootstrap - usada em toda a estrutura para variações de botões, variações de alerta, indicadores de validação de formulário - leva a um contraste de cores insuficiente (abaixo da relação de contraste de cores recomendada WCAG 2.0 color contrast ratio of 4.5:1) quando usado contra um fundo claro. Os autores precisarão modificar / estender manualmente essas cores padrão para garantir taxas de contraste de cores adequadas.

Conteúdo visualmente oculto

O conteúdo que deve estar visualmente oculto, mas permanecer acessível a tecnologias assistivas, como leitores de tela, pode ser estilizado usando a classe .sr-only. Isso pode ser útil em situações em que informações ou dicas visuais adicionais (como o significado denotado pelo uso da cor) também precisam ser transmitidas a usuários não visuais.

<p class="text-danger">
  <span class="sr-only">Danger: </span>
  This action is not reversible
</p>

Para controles interativos visualmente ocultos, como os links “skip” tradicionais, o .sr-only pode ser combinado com a classe .sr-only-focusable. Isso garantirá que o controle se torne visível uma vez em foco (para usuários de teclado com visão).

<a class="sr-only sr-only-focusable" href="#content">Skip to main content</a>

Recursos Adicionais